Partido Social Democrata - Almeirim

Reunião da Câmara Municipal de Almeirim de 05.05.2008

Realizou-se ontem, segunda-feira, a primeira reunião do mês de Maio do Executivo Municipal, à qual faltaram o Presidente da Câmara Municipal e a Vereadora Joana Vidinha.

Da parte do PSD, o Vereador Pedro Pisco dos Santos, apresentou os seguintes assuntos no Período Antes da Ordem do Dia.

Focos de Poluição na Vala de Alpiarça
O Vereador Pedro Pisco dos Santos referiu que faz hoje [05.05.2008] seis meses que deu nota ao Presidente da Câmara da existência de focos de poluição na Vala de Alpiarça. À data o Presidente da Câmara informou que iria participar à Inspecção-Geral do Ambiente, actualmente Agência Nacional do Ambiente, para averiguar esta situação. O Vereador Pisco dos Santos tem dúvidas que a entidade responsável pela protecção do meio ambiente tenha feito alguma coisa para irradicar os focos de poluição, dado que está tudo na mesma. Aliás, a situação da Vala de Alpiarça já se arrasta há vários anos e nunca mereceu uma atenção séria e responsável. O Vereador Pisco dos Santos referiu que há focos de poluição que podem ser constatados à vista desarmada, pelo que não se percebe a falta de intervenção da Agência Nacional do Ambiente e do Ministério do Ambiente.

Informação Escrita Enviada à Assembleia Municipal (30.04.2008) - Falta de Menção dos Processos Judiciais - Exposição à Inspecção-Geral da Administração Local
O Vereador Pisco dos Santos referiu que o Presidente da Câmara nunca informou a Assembleia Municipal sobre o estado dos processos judicias instaurados por e contra o Município. Apesar de o Presidente da Câmara recusar prestar essa informação, o Vereador Pisco dos Santos informou que, pelo menos em Maio de 2007, foi instaurada uma acção contra a Câmara Municipal de Almeirim e que corre termos na Comarca de Almeirim.

O Vereador Pisco dos Santos lamenta a actuação do Presidente da Câmara em recusar prestar informação aos membros da Assembleia Municipal sobre os processos judiciais, quando está obrigado por Lei a fornecer essa informação. Aliás, a recusa em prestar informação sobre os processos judiciais já levou a Inspecção-Geral da Administração Local (IGAL) a advertir o Presidente da Câmara para o cumprimento da Lei, na sequência de uma exposição do PSD de Almeirim.

O Vereador Pisco dos Santos referiu que a IGAL já deu nota (em 09.04.2008) ao Presidente da Câmara para o cumprimento da Lei, isto é, informar os membros da Assembleia Municipal sobre o estado dos processos em Tribunal. Apesar da comunicação da IGAL, o Presidente da Câmara continua a não cumprir a Lei. O Vereador Pisco dos Santos considera que este tipo de atitudes em nada dignifica a actuação dos autarcas. Ninguém está acima da Lei e as decisões das entidades inspectivas são para cumprir.

O Vereador Pisco dos Santos informou o Executivo Municipal que pediu à IGAL uma certidão do processo administrativo para efeitos de recurso às instâncias próprias.

Por fim, o Vereador Pisco dos Santos deixou a seguinte questão: o que esconde o Presidente da Câmara Municipal?

Concurso de Provimento do Lugar de Veterinário Municipal
O Vereador Pisco dos Santos perguntou em que estado se encontra o processo de provimento do lugar de Veterinário Municipal que dura há mais de quatro anos. Sabe que o concurso já passou por várias vicissitudes por razões que desconhece. O Presidente da Câmara tem dado várias explicações sobre este assunto. Durante o ano de 2006, a lista final dos candidatos admitidos estava aguardar homologação do Presidente da Câmara. Posteriormente, em 2007, o Presidente da Câmara aguardava a publicação de legislação sobre a matéria. O Vereador Pisco dos Santos questionou qual é a desculpa para o ano de 2008?

Foram ainda formulados os seguintes requerimentos:

1. Informação sobre o Movimento de Pessoal na Empresa Municipal ALDESC, E.M.
O Vereador Pisco dos Santos reiterou o pedido que já efectuou em Novembro, Janeiro e Março sobre o movimento de pessoal na ALDESC, E.M. e que ainda não obteve resposta.

2. Informação sobre a Cobrança da Taxa de Direito de Passagem (TMDP)
O Vereador Pisco dos Santos reiterou o pedido de informação, já solicitado em Novembro de 2007, sobre o lançamento e cobrança da taxa de TMDP às operadoras de telecomunicações por parte da Câmara Municipal.

O Ordem de Trabalhos constava de:

Ponto 1: Informação sobre Processos de Obras Particulares Despachadas entre Reuniões
Tomou conhecimento.

Ponto 2: Aprovação das Actas de Reuniões de Câmara
A aprovação das actas foi adiada para a próxima reunião. Foi distribuído novamente um conjunto de actas referentes ao ano de 2007, dado que os originais das actas estranhamente desapareceram.

Ponto 3: Expediente Geral
a) Pedido de subsídio apresentado pela Banda Marcial de Almeirim (BMA) – a Câmara Municipal deliberou por unanimidade atribuir um subsídio para o apoio na compra do fardamento para os novos elementos da BMA.

b) Pedido de apoio apresentado pela Associação 20 Km Almeirim/Refeitório Municipal - a Câmara Municipal deliberou por unanimidade oferecer aos desportistas as refeições pretendidas pelos membros da Direcção.

c) Pedido de apoio aos Tigres do Pedal (Freguesia da Raposa) - a Câmara Municipal deliberou por unanimidade oferecer apoio para as refeições dos participantes no evento desportivo.

d) Apoio Social (Famílias Carenciadas) - a Câmara Municipal analisou três casos de apoio social e concordou com as propostas apresentadas pelo Gabinete de Acção Social.

e) Actualização do Coeficiente das Rendas - o Executivo Municipal tomou conhecimento da actualização. A propósito desta matéria, o Vereador Pisco dos Santos perguntou se a Comissão prevista no Novo Regime do Arrendamento (NRAU) já se encontra devidamente constituída. O Vereador José Carlos Silva informou que a Ordem dos Arquitectos já indicou o seu representante.

Ponto 4: Apreciação e Votação da Proposta para a Colocação de Contentores para Recolha de Roupa Usada
Aprovado por unanimidade.

Ponto 5: Apreciação e Votação da Proposta de Encaminhamento de Medicamentos
Aprovado por unanimidade

Ponto 6: Intervenção do Público
Intervenção de vários munícipes sobre diversos assuntos da Cidade (estacionamento, restauração, trânsito, património).

PSD de Almeirim vota contra as Contas de 2007 do Município de Almeirim

O Grupo do Partido Social Democrata na Assembleia Municipal de Almeirim votou contra os documentos de prestação de contas apresentados pelo Executivo Municipal.

Leia a declaração de voto e conheça as razões que levaram o PSD a votar contra.

Discurso proferido pelo Deputado Municipal João Lopes alusivo ao 25 de Abril

Um dos pontos da Ordem de Trabalhos da última sessão da Assembleia Municipal de Almeirim eram as intervenções dos Grupos Municipais alusivas ao 34.º aniversário do 25 de Abril de 1974.

Pela voz do Deputado Municipal e Presidente da CPS, João Lopes, foi lido este discurso.

PSD de Almeirim contra atraso na construção do IC3 e introdução de portagens

O Grupo do Partido Social Democrata na Assembleia Municipal de Almeirim apresentou um Voto de Protesto pelo atraso na construção do IC3 e pela intenção de portajar esta via de comunicação, transformando-a em auto-estrada.

O IC3 livre de portagens é essencial para a qualidade de vida dos habitantes de Almeirim, a partir do momento em que os CIRVER iniciarem o seu funcionamento e estrada que cruzam o concelho de Almeirim começarem a ser utilizadas pelos veículos pesados de mercadorias carregados de resíduos industriais perigosos.

Este Voto de Protesto foi reprovado pela maioria socialista na Assembleia Municipal.

Voto de Congratulação aos organizadores do I Festival Internacional de Folclore de Almeirim

Tendo em conta o sucesso que foi o I Festival Internacional de Folclore do Concelho de Almeirim, o Grupo do Partido Social Democrata na Assembleia Municipal de Almeirim apresentou um Voto de Congratulação a toda a organização do mesmo, que pode ser lido aqui.

O Voto de Congratulação foi aprovado por unanimidade.

Página do Facebook

Visitantes

Facebook